Blog

30 de novembro de 2012

Escolas integram programa beta para repositório de objetos didáticos baseado em nuvem da Blackboard

Sistema será o primeiro do ramo com suporte para múltiplas plataformas de LMS

 Setenta e duas instituições juntaram-se à Blackboard em um programa beta para o xpLor™, um repositório de objetos didáticos baseado em nuvem que será o primeiro do ramo com suporte para múltiplas plataformas de sistema de gestão de aprendizado (LMS – learning management system), conforme a Blackboard Inc. anunciou hoje. O programa beta é o maior já oferecido pela Blackboard, e inclui a participação de instituições que utilizam as plataformas Blackboard Learn, ANGEL, joule® da Moodlerooms e Sakai.

Ao oferecer suporte para múltiplos sistemas de LMS, o xpLor visa facilitar a gestão e o compartilhamento de conteúdos ricos por parte de educadores, independentemente do sistema que estejam usando ou de sua afiliação institucional. O xpLor também facilitará a colaboração – ou crowdsource – dos educadores no desenvolvimento de materiais de curso.

“Assim como os estudantes precisam colaborar para serem bem-sucedidos, o mesmo vale para os autores de conteúdo e os desenvolvedores de cursos”, afirmou Stacey Fontenot, vice-presidente de marketing de produtos da Blackboard. “O xpLor tem como objetivo permitir que os usuários criem, compartilhem e publiquem conteúdos de uma forma completamente nova, e que possam colaborar entre si qualquer que seja a plataforma didática que estejam usando.”

Os conteúdos na nuvem do xpLor podem incluir materiais criados por instrutores individuais ou compartilhados por instituições e fundações. Os usuários serão capazes de criar ou importar qualquer tipo de conteúdo suportado pelo padrão IMS Common Cartridge, incluindo rich documents, fóruns de discussão e avaliações. Os conteúdos poderão ser rotulados e resenhados, facilitando para os usuários a busca de itens que seus pares venham a considerar valiosos. Usando a especificação IMS LTI (Learning Tools Interoperability – Interoperabilidade de Ferramentas Didáticas), as notas poderão ser sincronizadas com o boletim do LMS e as atividades ficarão registradas quando itens forem utilizados em um curso.

O xpLor também planeja oferecer aos autores de conteúdo uma variedade de escolhas para a aplicação de direitos e permissões, desde All Rights Reserved até o compartilhamento aberto do tipo Creative Commons, a fim de permitir a colaboração em crowdsource e a remixagem de conteúdos.

A equipe de desenvolvimento trabalhando no xpLor inclui alguns dos desenvolvedores mais experientes na área de LMS, os quais possuem um profundo conhecimento especializado na construção e aprimoramento de sistemas comerciais e de código aberto. Para promover a publicação de conteúdo em diferentes sistemas de LMS, o xpLor está sendo desenvolvido com uma ênfase em padrões abertos, especialmente IMS LTI e IMS Common Cartridge.

Dentre os participantes do programa beta encontram-se instituições de ensino fundamental, médio, superior e técnico, as quais fornecerão feedback sobre o projeto do sistema e sua funcionalidade antes de seu lançamento. A previsão é de que o programa beta se estenda até dezembro.

Sobre a Blackboard Inc. A Blackboard Inc. é uma líder global em tecnologia empresarial e em soluções inovadoras que aprimoram a experiência de milhões de estudantes e aprendizes todos os dias no mundo inteiro. As soluções da Blackboard permitem que milhares de organizações de ensino superior, de ensino fundamental e médio, organizações profissionais, corporativas e governamentais estendam o ensino e o aprendizado online, facilitem o comércio e a segurança nos campi e comuniquem-se mais eficientemente com suas comunidades. Fundada em 1997, a Blackboard está sediada Washington, D.C., com escritórios pela América do Norte, Europa, Ásia e Austrália.

Quaisquer afirmações neste press release quanto a expectativas, planos e prospectos futuros para a Blackboard representam a visão da Companhia quando da data desta publicação. Os resultados reais podem diferir materialmente como resultado de vários fatores importantes. A Companhia antecipa que eventos e desenvolvimentos subsequentes poderão fazer com que a sua visão se modifique. No entanto, embora a Companhia possa decidir atualizar essas afirmações em algum momento no futuro, ela se exime especificamente de qualquer obrigação em fazê-lo.