Blog

3 de novembro de 2016

O LMS e o sucesso do curso a distância

lms-educacao-a-distancia-blackboard Alinhar os objetivos da sua instituição a um bom LMS (Learning Management System) – ou AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) – pode garantir o sucesso do seu curso a distância. Em uma plataforma de e-learning qualificada, alunos encontram aprendizados personalizados, adaptados às suas necessidades e rotinas. Rompendo limites físicos, as plataformas de ensino online democratizam a educação e permitem que estudantes acompanhem as aulas de qualquer parte do mundo.

Além de disponibilizar todo o material do curso de EAD, as plataformas LMS também dão suporte a alunos e se transformam em canais de comunicação com professores. Permitem, ainda, que todo o conteúdo do curso seja adaptado para diferentes formatos e mídias, como vídeos e infográficos. Algumas opções também permitem a realização de webconferências, proporcionando o contato com o tutor em tempo real.

Uma plataforma de ensino online assegura mobilidade: o aluno pode assistir às aulas quando e onde achar mais apropriado, acessando-as do dispositivo que preferir, como tablets e smartphones. E tem, ainda, a possibilidade de seguir o curso conforme seu próprio ritmo.

Para a organização, o custo de uma plataforma de EAD é mais baixo em relação ao ensino presencial. Afinal, com um LMS, é possível ter um número ilimitado de pessoas participando do mesmo curso, ampliando seu alcance sem aumentar despesas com novas salas ou espaços físicos.

Ferramentas de EAD de qualidade possuem navegação intuitiva e acesso facilitado à metodologia de cada curso. Proporcionam também mais inteligência à instituição de ensino, que pode ter à disposição relatórios para acompanhamento dos alunos. Os dados gerados possibilitam a criação de estratégias mais assertivas para evitar a evasão e aprimorar os cursos.

A expansão dos cursos de educação a distância é inegável. Hoje, existem escolas focadas exclusivamente em aulas online, além de renomadas instituições, como Harvard e Stanford, que já oferecem cursos EAD. As opções são inúmeras, desde capacitações, graduações a especializações. Saber como escolher o melhor LMS é, portanto, fundamental.