Utilização de soluções da Blackboard reforça a decisão da Universidade Feevale de investir em tecnologias de qualidade voltadas a ampliar a produtividade do processo de ensino e aprendizagem

Desenvolver a sociedade e entregar aos alunos excelência no processo de ensino e aprendizagem são diretrizes fundamentais da Universidade Feevale, que investe constantemente em tecnologia para atingi-las. Desde 2013, a universidade encontrou na Blackboard as ferramentas necessárias para aprimorar a experiência de sala de aula, utilizada como complementação ao ensino presencial e como ambiente virtual no ensino a distância. Como resultado, vê aumentar a satisfação dos seus estudantes.

Uma evidência dessa satisfação é o próprio feedback dos alunos, conforme explica Cláudia Lunkes Schmitt, professora da Instituição e coordenadora de Educação a Distância – Os alunos comentam sobre a facilidade de uso da ferramenta e a diversidade de recursos em sala de aula. Nos cursos presenciais, o professor não dá mais uma aula expositiva, usa diferentes alternativas que estão disponíveis na plataforma. Isso tudo facilita a aprendizagem.

O objetivo inicial era ampliar o alcance dos cursos de EAD, além de aumentar a participação dos componentes a distância nas disciplinas presenciais. Em 2012, a Universidade Feevale possuía dois ambientes virtuais de aprendizagem distintos, uma instalação do Moodle e uma ferramenta desenvolvida internamente. Contudo, entendeu que, para o futuro, seria necessário investir em tecnologias mais robustas. Dessa forma, após um processo de estudo do mercado de Ambientes
Virtuais de Aprendizagem, também conhecidos como LMS ou AVA, a instituição optou pela Blackboard, solução utilizada por 80% das 200 melhores universidades do mundo. Hoje, cerca de 16 mil dos 19 mil alunos da Universidade Feevale utilizam a ferramenta. Além disso, os quatro cursos de ensino a distância da universidade ocorrem integralmente no ambiente virtual da Blackboard, onde os estudantes acessam conteúdos, atividades de estudo e avaliações.

É importante reforçar a importância de um trabalho mútuo para o sucesso da implementação do projeto. Desde que adquiriu as soluções da Blackboard, a Universidade Feevale investe de forma contínua no treinamento do corpo docente, com o objetivo de estimular e ampliar seu uso como plataforma de ensino. Criou, por exemplo, um alinhamento de método para que os conteúdos publicados na ferramenta tenham uma determinada forma pré-estipulada pela instituição, além de um robusto programa de capacitação de professores no uso de novas tecnologias.

Com planos de buscar o reconhecimento internacional, a Universidade Feevale entende que é preciso investir em estrutura. A universidade tem uma veia empreendedora e planeja formar profi ssionais para o mundo, o que exige bons professores e tecnologia.

O empreendedorismo está associado à inovação. A escolha de uma ferramenta como a Blackboard, com todo o suporte que ela nos entrega, contribui para nosso crescimento e valorização. Sabemos que a plataforma tem um potencial de funcionalidades e aplicações que nos permite diferentes formas de alcançar o aluno e ainda não estamos explorando integralmente.

Para frente, planejamos consolidar esse método de ensino – pontua Carlos Henrique Schwartzhaupt, Gerente de TI e Professor da Universidade Feevale, indicando em especial as alternativas colaborativas que podem ser utilizadas com ainda mais potência pela instituição.

A Universidade Feevale busca constantemente a excelência acadêmica e o reconhecimento internacional da Instituição, sempre contando com o apoio da tecnologia, pois entendem que para ser uma Universidade com reconhecimento internacional é preciso uma estrutura que acompanhe seu desenvolvimento institucional e acadêmico.

Assista o vídeo: Universidade Feevale investe em inovação com Blackboard

Sobre a Universidade Feevale

Reconhecida por sua inovação e qualidade no ensino, na pesquisa e na extensão, a Universidade Feevale é considerada uma das principais instituições do Brasil.

Aliando a tradição de mais de quatro décadas à vanguarda, especialmente na criação de cursos, processos e serviços, a Universidade Feevale vem se projetando internacionalmente em função de parcerias com instituições estrangeiras, distribuídas em diversos países. A Instituição oferece cursos de graduação, extensão, especialização, MBA, mestrado e doutorado, e ainda mantém uma Escola de Aplicação, com Educação Básica e Profi ssionalizante.

 

Sobre a Blackboard

A Blackboard é líder global em tecnologia para educação, atendendo a 80% das 200 melhores universidades do mundo. Nossas plataformas incluem diversas ferramentas para enriquecer e potencializar a experiência de ensino e aprendizado de educadores e estudantes. Com a parceria Blackboard e Grupo A – distribuidor exclusivo da marca no Brasil – trabalhamos juntos para inspirar o mundo a aprender.