Modelos de disciplinas no Analytics for Learn

analytics for learn Quando se trata de design instrucional, qualidade importa mais do que quantidade. Então, como as instituições podem usar análise de dados da aprendizagem para encontrar o meio termo ideal entre padrão de design, estilo de ensino, pedagogia e resultados dos estudantes? Em outubro de 2016, Dr. John Whitmer, Nicolas Nuñez e Diego Forteze, da Blackboard, analisaram uma amostra anônima que incluía dados de 3.374.462 alunos, inscritos em 70.000 cursos de 927 diferentes instituições. A pesquisa concluiu que o design das disciplinas no Blackboard Learn influencia o tempo que os alunos gastam, segundo um dos padrões típicos abaixo, que eles chamaram de “modelos”. Modelos de disciplinas Os cinco arquétipos básicos dos cursos descobertos pelos cientistas de dados da Blackboard:

  • Suplementar: Conteúdo pesado, baixa interação.
  • Complementar: Comunicação de uma via, com publicação de conteúdo, avisos e notas.
  • Social: Alta interação entre pares nos fóruns de discussão.
  • Avaliativo: Uso pesado de avaliações.
  • Holístico: Alta atividade de LMS com uso balanceado de avaliações, conteúdo e discussões.

Para ajudar as instituições a otimizarem as entregas de suas disciplinas por meio de padrão de design instrucional, a Blackboard agora construiu os modelos de disciplinas diretamente no Analytics for Learn. Características principais

  • Categorização de disciplinas em modelos, baseada na atividade dos estudantes nas ferramentas, conforme os resultados da pesquisa;
  • Personalização da categoria de disciplina;
  • Seis novos relatórios entregues.

Modelo de dados expandido A partir da versão 4.3.4 do Analytics for Learn, disciplinas podem ser categorizadas por modelo: suplementar, complementar, social, avaliativo ou holístico. Essas são as mesmas categorias descobertas pelo time de cientistas de dados da Blackboard, liderado por John Whitmer. Ao incluir essas novas informações dentro do próprio modelo de dados, usuários do Analytics for Learn agora têm acesso para explorar, sozinhos, questões complexas relacionadas à forma como o modelo da disciplina afeta o sucesso do aluno em relação a uma grande variedade de fatores institucionais, demográficos e comportamentais. Com esses dados em mãos, professores, designers instrucionais e reitores podem trabalhar para identificar o padrão que instrutores já estão usando e motivar importantes conversas sobre como ambiente virtual de aprendizagem pode complementar melhor os objetivos da instituição de ensino. Novos relatórios Ao estender nosso modelo de data para incluir essa valiosa informação, nós estamos fornecendo aos clientes do Analytics for Learn uma gama única e radicalmente estendida de possiblidades de relatórios de design instrucional e métricas de aprendizado. Mas nós também incluímos diversos novos relatórios para ajudar as instituições a responderem importantes questões, como:

  • Quantas disciplinas de cada modelo existem em minha instituição de ensino?
  • Como as distribuições de modelos de disciplina estão mudando ao longo do tempo?
  • Qual é o tamanho médio das aulas em cada modelo?
  • Como as disciplinas agrupadas sob cada modelo se comparam em termos de contagem, tamanho e marcadores de engajamento?
  • Como as disciplinas agrupadas sob cada modelo se comparam em termos de horas médias de atividade por ferramenta?

Relatórios gerados a partir dos modelos de disciplinas

  • Atribuição da disciplina ao modelo por termo/período;
  • Distribuição de disciplinas por modelo;
  • Tamanho médio da disciplina por modelo;
  • Resumo do modelo da disciplina;
  • Atividade do modelo de disciplina por ferramenta (horas-média);
  • Atividade do modelo da disciplina por ferramenta (média de tempo de disciplina).

Blackboard Intelligence Blackboard Intelligence é um conjunto de aplicativos de data warehouse, análise de dados e relatórios integrados para Blackboard Learn (Analytics for Learn). Blackboard Intelligence se integra a sistemas ERP, possibilitando que as instituições de ensino superior levantem um robusto data warehouse em questão de meses, não anos. Ele incrementa o desempenho institucional por meio do aumento da qualidade da informação, produtividade, insights e resultados. Para mais informações, visite Blackboard Analytics. Analytics for Learn Analytics for Learn oferece um acesso sem precedentes a dados atuais sobre atividades de aprendizado. Ele permite que administradores, designers instrucionais, instrutores e estudantes alinhem o que acontece em sala de aula com os objetivos de retenção e graduação de sua instituição. Para mais informaçõe visite a página do Analytics ou entre em contato com um consultor da Blackboard no Grupo A.

Modelos de disciplinas no Analytics for Learn

analytics for learn Quando se trata de design instrucional, qualidade importa mais do que quantidade. Então, como as instituições podem usar análise de dados da aprendizagem para encontrar o meio termo ideal entre padrão de design, estilo de ensino, pedagogia e resultados dos estudantes? Em outubro de 2016, Dr. John Whitmer, Nicolas Nuñez e Diego Forteze, da Blackboard, analisaram uma amostra anônima que incluía dados de 3.374.462 alunos, inscritos em 70.000 cursos de 927 diferentes instituições. A pesquisa concluiu que o design das disciplinas no Blackboard Learn influencia o tempo que os alunos gastam, segundo um dos padrões típicos abaixo, que eles chamaram de “modelos”. Modelos de disciplinas Os cinco arquétipos básicos dos cursos descobertos pelos cientistas de dados da Blackboard:

  • Suplementar: Conteúdo pesado, baixa interação.
  • Complementar: Comunicação de uma via, com publicação de conteúdo, avisos e notas.
  • Social: Alta interação entre pares nos fóruns de discussão.
  • Avaliativo: Uso pesado de avaliações.
  • Holístico: Alta atividade de LMS com uso balanceado de avaliações, conteúdo e discussões.

Para ajudar as instituições a otimizarem as entregas de suas disciplinas por meio de padrão de design instrucional, a Blackboard agora construiu os modelos de disciplinas diretamente no Analytics for Learn. Características principais

  • Categorização de disciplinas em modelos, baseada na atividade dos estudantes nas ferramentas, conforme os resultados da pesquisa;
  • Personalização da categoria de disciplina;
  • Seis novos relatórios entregues.

Modelo de dados expandido A partir da versão 4.3.4 do Analytics for Learn, disciplinas podem ser categorizadas por modelo: suplementar, complementar, social, avaliativo ou holístico. Essas são as mesmas categorias descobertas pelo time de cientistas de dados da Blackboard, liderado por John Whitmer. Ao incluir essas novas informações dentro do próprio modelo de dados, usuários do Analytics for Learn agora têm acesso para explorar, sozinhos, questões complexas relacionadas à forma como o modelo da disciplina afeta o sucesso do aluno em relação a uma grande variedade de fatores institucionais, demográficos e comportamentais. Com esses dados em mãos, professores, designers instrucionais e reitores podem trabalhar para identificar o padrão que instrutores já estão usando e motivar importantes conversas sobre como ambiente virtual de aprendizagem pode complementar melhor os objetivos da instituição de ensino. Novos relatórios Ao estender nosso modelo de data para incluir essa valiosa informação, nós estamos fornecendo aos clientes do Analytics for Learn uma gama única e radicalmente estendida de possiblidades de relatórios de design instrucional e métricas de aprendizado. Mas nós também incluímos diversos novos relatórios para ajudar as instituições a responderem importantes questões, como:

  • Quantas disciplinas de cada modelo existem em minha instituição de ensino?
  • Como as distribuições de modelos de disciplina estão mudando ao longo do tempo?
  • Qual é o tamanho médio das aulas em cada modelo?
  • Como as disciplinas agrupadas sob cada modelo se comparam em termos de contagem, tamanho e marcadores de engajamento?
  • Como as disciplinas agrupadas sob cada modelo se comparam em termos de horas médias de atividade por ferramenta?

Relatórios gerados a partir dos modelos de disciplinas

  • Atribuição da disciplina ao modelo por termo/período;
  • Distribuição de disciplinas por modelo;
  • Tamanho médio da disciplina por modelo;
  • Resumo do modelo da disciplina;
  • Atividade do modelo de disciplina por ferramenta (horas-média);
  • Atividade do modelo da disciplina por ferramenta (média de tempo de disciplina).

Blackboard Intelligence Blackboard Intelligence é um conjunto de aplicativos de data warehouse, análise de dados e relatórios integrados para Blackboard Learn (Analytics for Learn). Blackboard Intelligence se integra a sistemas ERP, possibilitando que as instituições de ensino superior levantem um robusto data warehouse em questão de meses, não anos. Ele incrementa o desempenho institucional por meio do aumento da qualidade da informação, produtividade, insights e resultados. Para mais informações, visite Blackboard Analytics. Analytics for Learn Analytics for Learn oferece um acesso sem precedentes a dados atuais sobre atividades de aprendizado. Ele permite que administradores, designers instrucionais, instrutores e estudantes alinhem o que acontece em sala de aula com os objetivos de retenção e graduação de sua instituição. Para mais informaçõe visite a página do Analytics ou entre em contato com um consultor da Blackboard no Grupo A.

28 de junho de 2017

Bb Student: um aplicativo móvel para os estudantes, projetado a partir do zero

Temos o prazer de anunciar que está disponível o Bb Student, novo produto móvel da nossa marca para estudantes que usam Learn. O Bb Student v1.0 foi reinventado a partir do zero, e se destina a ajudar os estudantes a gerir o seu progresso acadêmico de forma ágil. Aproveitamos nossa nova linguagem de design para produzir versões nativas para Android, IOS e Microsoft deste produto, e eu quero guia-los através algumas de nossas decisões de design. Em primeiro lugar, estamos mudando a maneira como a Blackboard constrói produtos para alunos. Ao invés de liberar o software uma vez por ano, vamos construir este produto de forma incremental, adicionando novas capacidades gradualmente com base no que os estudantes querem e precisam para ter sucesso. Ouvimos repetidas vezes que os alunos estão ocupados e sobrecarregados. Eles encaixam os seus estudos em pequenos pedaços de tempo livre que têm durante o dia, e estão à procura de um local único para gerenciar seus prazos programados. A primeira versão é focada em trazer informações acadêmicas e conteúdos fundamentais para os alunos, proporcionando um fluxo de atualizações e notificações, exibindo o conteúdo das matérias, e oferecendo uma visão sobre o seu progresso e notas. Além disso, criamos um produto que é extremamente simples de aprender. Queremos ajudar os estudantes a obter a informação rapidamente, para que eles possam se concentrar em sua jornada acadêmica. Nós nos esforçamos muito para adicionar diversos detalhes, antecipando o que os alunos irão procurar e criando um acesso rápido ao conteúdo. Você verá alguns estilos de interação únicos, incluindo a nossa navegação lateral, que proporciona acesso rápido a diferentes seções do produto. Nós usamos movimento para chamar a atenção para detalhes fundamentais. E a cor é usada com moderação, para destacar componentes e informações importantes. Por fim, a nossa nova linguagem de design é aplicada a todos os excitantes produtos que estamos lançando. Você verá paradigmas de interação e padrões de design visual semelhantes e repetíveis, para que os alunos sejam capazes de aplicar sua compreensão do sistema de um produto para outro. Os produtos da Blackboard vivem em uma ecologia, e estamos trabalhando para apoiar a jornada acadêmica de ponta a ponta. Esperamos que você explore por você mesmo o BbStudent nas lojas da Apple ou Google.

17 de novembro de 2015

Os seis pilares da inovação no Blackboard

Mark Strassman Estou na Blackboard pouco mais de dois anos, já que ingressei no verão de 2013. Quando eu comecei, a Blackboard já havia construído uma empresa de enorme sucesso com os melhores produtos do mundo para a K-12, ao ensino superior e instituições empresariais e governamentais. Fiquei impressionado com o quão apaixonada e comprometida a equipe era com os nosso clientes e como buscavam melhorar a forma como a educação é entregue. Ao mesmo tempo, nossos produtos tinham sido projetados, desenvolvidos e vendidos separadamente. Por exemplo, a  Blackboard liderou o mercado em muitas categorias e, de fato, popularizou o Learning Management System (LMS) e continuamos a liderar o mercado com nossos produtos de LMS e Moodle, adicionando mais e mais funcionalidade para os usuários mais fervorosos e fiéis. Além disso, a Blackboard também criou um “Dilema Inovador”, onde servimos nossos clientes X com foco nas necessidades emergentes do usuários: a crescente demanda de alunos que usam nossos produtos todos os dias. Parte de nossa jornada nos últimos dois anos tem sido a de continuar a apoiar o administrador de TI e o usuário, enquanto reorientamos a empresa para servir um adicional e, possivelmente, o público mais importante, o estudante. Desde 2013, transformamos a Blackboard e nossos produtos para impulsionar a inovação que atende às novas necessidades. Esta transformação tem se concentrado em seis pilares fundamentais: 1) Concentre-se no aluno Alunos de hoje estão imersos em tecnologia. Eles cresceram com ela e têm um conjunto diferente de expectativas e necessidades. Querem, cada vez mais, opções flexíveis e que o investimento em sua experiência educacional seja positivo. Querem e precisam de uma experiência integrada, holística e sempre online. Com quase 100 milhões de alunos que utilizam nosso software, a Blackboard precisava dar um passo atrás e olhar para a forma de trazer a nossa tecnologia em conjunto com a experiência educacional para esses usuários. Ao mudar drasticamente o nosso foco para as necessidades dos alunos estamos criando experiências de consumo que os alunos querem nas plataformas e dispositivos onde eles “vivem”. 2) Comprometer-se a apoiar o novo aluno em toda a sua jornada A aprendizagem não está vinculada a um limite de idade, status socioeconômico ou aos limites de uma instituição. Assim, a tecnologia e o conteúdo que oferecem aprendizagem “a qualquer hora, em qualquer lugar”, o ensino deve estar sempre disponível para o aluno. A Blackboard tem fornecido soluções em K-12, Ensino Superior e em ambientes de aprendizagem corporativo e no governo por um longo tempo. Agora estamos nos concentrando em unir essas experiências, permitindo e possibilitando a participação em todos os segmentos e entre as instituições, convidando o aluno participar, envolvendo e melhorando sua experiência de aprendizagem. Ao mesmo tempo, estamos permitindo que os alunos tragam suas identidades, perfis, competências, experiências e conteúdo ao longo de sua jornada de aprendizagem ao longo da vida. 3) Construir experiências para os usuário que respondam às necessidades emocionais dos alunos Juntamente com a ênfase no aluno, estamos usando práticas centradas em design thinking e mudar a nossa cultura para se concentrar nas experiências dos alunos. Estamos indo ao encontro do que usam em tecnologia, educação e, mais importante, suas necessidades emocionais, criando soluções que sejam fáceis, intuitivas e divertidas. Líder de design da Blackboard, Jon Kolko, defendeu os benefícios do design thinking para reimaginar a educação. Agora estamos “abraçando” isso como um diferencial e uma maneira de mudar a nossa cultura de tal forma para atender os alunos e construir soluções para atender às suas necessidades. 4) Criar fluxos de trabalho, não produtos A Blackboard construiu e adquiriu o melhor portfólio de produtos em educação tecnológica. Até pouco tempo, todos eles foram projetados e construídos separadamente – apesar do fato de que a maioria dos nossos clientes utilizam e possuem mais de um de nossos produtos. Nós achamos que facilitaria integrar todos eles para criar um fluxo de trabalho contínuo. Então, nós nos propusemos a fazer exatamente isso – o que resultou na Novo Experiência de Aprendizagem (NEA). Agora, nós investimos nosso tempo resolvendo os fluxos de trabalho de educação holística e como as combinações de tecnologias de toda a Blackboard podem gerar melhores experiências para os alunos e as instituições que o utilizam. 5) “Forneça” um ambiente acessível, atualizado e online Fato pouco conhecido: a maioria dos produtos da Blackboard tem sua base na nuvem. Oferecemos uma gama de opções e mais flexibilidade para aqueles que utilizam nossas soluções Blackboard. Por quê? Porque um tamanho “limitado” não serve para todos no sistema educacional complexo de hoje e queremos garantir que cada cliente tenha a qualidade, confiabilidade e, continuamente, a entrega de inovação para os alunos que utilizam as nossas ferramentas. 6) Integrando dados e análises Com dezenas de milhões de usuários utilizando dezenas de produtos, a Blackboard utiliza uma base de dados para ajudar os alunos a melhorarem seus resultados. Temos, tradicionalmente, focado em análises em nossos sistemas – o Bb Analytics, por exemplo, é a solução líder hoje para ajudar as instituições a analisarem e compartilharem informações. Acreditamos que há muito mais a realizar quando nos integramos e olhamos através dos dados de todos estes sistemas e domínios juntos. Durante o ano passado, enviamos novos produtos e soluções que proporcionam a implantação destes seis pilares fundamentais. Isso me deixa muito orgulhoso. Estamos verdadeiramente cumprindo o que estamos chamando de Nova Experiência de Aprendizagem, construindo sobre estes pilares para promover uma maior colaboração, interação e aprendizagem de qualidade. Acreditamos que através da entrega de tecnologia, serviços e recursos de dados de ponta, nós podemos ajudar a fazer a diferença na satisfação das necessidades dos alunos e dirigir seu sucesso.

6 de outubro de 2015

Braz Cubas integra o time das universidades que usam a Blackboard

 

Depois das ferramentas Khan Academy e do Geekie, instituição aposta na Blackboard para ampliar o aprendizado de seus estudantes.

Nos últimos anos a Universidade Braz Cubas tem acompanhado a tendência das grandes instituições de ensino do mundo e tem apostado no emprego de tecnologias personalizadas e específicas na área da Educação para auxiliar no processo de formação de seus estudantes. Os investimentos mais recentes foram as renomadas plataformas educacionais Khan Academy e do Geekie – ferramentas para a melhoria do desempenho em Matemática e Língua Portuguesa, respectivamente – e agora recentemente a Blackboard, oferecida gratuitamente aos estudantes em três modelos diferentes: Blackboard Learn, Blackboard Mobile, Blackboard Collaborate. Segundo o professor José Maria Silva Júnior, Relações Institucionais da Universidade Braz Cubas, essas ferramentas são tendências mundiais na área educacional utilizadas para ampliar o aprendizado do aluno, indo além dos limites da sala de aula, enriquecendo as experiências e possibilidades de novas aprendizagens. “Na educação presencial a plataforma complementa o que foi ensinado em sala de aula com diversos conhecimentos inseridos pelos professores e outros que podem ser buscados pelo próprio aluno, de forma ilimitada, proporcionando um universo de aprendizado orientado pelos docentes e trilhado pelo próprio estudante. Já para os alunos da educação a distância (EAD) é um instrumento fundamental para que possam aprender de maneira ativa e disciplinada, complementando o aprendizado oferecido no material impresso e nas vídeo-aulas”, avalia Silva Júnior. Otimizando o tempo de estudo Diferente da Khan Academy e do Geekie – destinadas para conteúdos específicos de Matemática e Língua Portuguesa – a plataforma Blackboard é mais indicada para atividades gerais, pois permite ao aluno atualizar-se com os diversos conteúdos disponibilizados pelo professor ou interagir com sua turma, sem necessariamente aguardar pelo momento da sala de aula presencial, otimizando assim seu tempo de estudo. Com a ferramenta Blackboard, o professor tem a vantagem de ter maior autonomia para publicar e editar suas disciplinas, utilizando diferentes tipos de arquivos como: documentos, vídeos, áudio ou qualquer material digitalizado, permitindo um completo gerenciamento de suas atividades. Desta forma, o professor pode dispor do tempo na sala de aula presencial para promover a interatividade entre os alunos, trabalhar dinâmicas de grupo e desenvolver nova metodologia de ensino, deixando para os momentos presenciais, situações diferenciadas que a interface tecnológica não permite. “Para a Braz Cubas a plataforma será utilizada para e execução de uma gestão do aprendizado por meio de um efetivo acompanhamento do desempenho do estudante, permitindo a identificação daqueles com maior dificuldade, podendo proporcioná-los uma metodologia personalizada”, explica o relações institucionais da universidade. Saiba mais sobre a nova plataforma Blackboard A Universidade Braz Cubas inicia o uso da plataforma educacional Blackboard, em três modelos diferentes: Blackboard Learn, Blackboard Mobile, Blackboard Collaborate. Blackboard Learn™: Plataforma que proporciona aprendizado de uma maneira mais atraente, reunindo ferramentas adequadas para cada participante de forma particular. Amplia o acesso a tecnologia, removendo barreiras de acesso para que se possa chegar ao objetivo final de forma rápida melhorando o desempenho. Blackboard Mobile™: A plataforma Mobile possibilita aos alunos e participantes dessa experiência, acessar os conteúdos programáticos e informações da universidade de qualquer dispositivo móvel. A mobilidade, nos dias de hoje, é uma das formas mais eficazes de atrair os alunos, ajudando-os a se manter conectado com o compus e conteúdos. Além disso, com a plataforma móbile a instituição consegue se conectar a alunos potenciais. Blackboard Collaborate™: É uma experiência colaborativa e interativa, em que os alunos, em constante evolução criam seus grupos e se ajudam nos conteúdos. Essa plataforma ajuda a criar salas de aula, escritórios e salas de reunião virtuais abrindo possibilidades a mais alunos, oferecendo novas abordagens de aprendizado em grupo, e ao mesmo tempo envolvendo alunos de níveis diferentes.

22 de julho de 2015

Você já parou para aprender com os estudantes?

aprender com os alunos Observar as diferentes formas de aprendizado e as características dos estudantes é fundamental para entender, aproximar e engajar alunos nas atividades realizadas. A Blackboard, por exemplo, levou em conta os quase 600 estudante e os mais de 600 instrutores em 640 escolas para projetar a plataforma Blackboard Learn. Juntos, estudantes, professores, orientadores e instituições colaboraram com ensinamentos indispensáveis para deixar a plataforma mais simples, intuitiva e centrada no usuário. Se todos têm muito a aprender, com a Blackboard não é diferente: como os alunos aprendem? Como o professor ensina? As respostas a estas perguntas levaram a uma plataforma pensada para que as tarefas diárias ganhem mais eficiência, com ferramentas que envolvem e motivam o aluno, incluindo dispositivos móveis e outras tecnologias no processo. Dentre as principais facilidades para educadores estão a opção para testar perguntas de prova para descobrir quais funcionam melhor, otimização do tempo de confirmação de presença (chamada), acesso ao perfil, atualizações, pessoas e postagens, assim como acesso ao cursos, organizações e ajustes. Conheça mais sobre a plataforma Blackboard Learn e saiba tudo que ela pode oferecer para que você, assim como nós, possa aprender com os alunos!

5 de Março de 2014

Blackboard Learn: saiba como funciona essa plataforma

Blackboard Learn é uma plataforma completa, que ajuda a reunir as interações presenciais e também virtuais. É o conjunto de ferramentas adequado para oferecer uma experiência de aprendizagem mais eficaz, conectando os alunos com o seus colegas pelo mundo todo e permitindo que os professores se comuniquem com seus alunos a qualquer momento. Veja o vídeo completo sobre a plataforma:

18 de Abril de 2013

Lançamento dá continuidade a inovações nos principais produtos de ensino e aprendizado

A Blackboard Inc. revelou na semana passada um novo e importante lançamento para um dos seus carros-chefes, o sistema de gestão de aprendizado Blackboard Learn, mostrando um marco significativo da companha em promover inovações em seus principais produtos de ensino e aprendizado. O lançamento possui uma nova abordagem para a interface do usuário, ênfase no aprendizado social e um ganho de valor para instituições e educadores. Baseado em testes e pesquisas com usuários, o lançamento oferece uma melhor abordagem em relação à usabilidade do sistema, que é condizente com a experiência que os alunos e professores passaram a esperar das tecnologias atuais. Uma maneira nova e mais simples foi criada para que cada usuário acesse suas informações mais importantes, na seção “My Blackboard”, por meio de uma visão centralizada das atualizações de todos os cursos e organizações. Nesse mesmo recurso, instrutores podem acompanhar as atividades em todos os seus cursos e imediatamente estimular os estudantes conforme o necessário. O lançamento também permite que os usuários criem perfis onde possam se comunicar com outros usuários, além de postarem em suas páginas, tendo um perfil aberto para pessoas de outras instituições dentro do Blackboard Learn. Um recurso chamado “Spaces” permitirá que os estudantes criem páginas para os seus próprios grupos de estudo e de trabalho a fim de colaborarem um com os outros. Além de uma nova experiência para os estudantes, o lançamento também apresenta um conjunto de novos recursos. No âmbito institucional, inclui levantamentos empresarias que permitem aos clientes coletarem feedback sobre cursos, departamento, instituições e públicos externos, permitindo ainda, uma melhor visualização do desempenho pelo desmembramento de dados e pela análise de resultados por período ou por ano. Para os instrutores, o lançamento traz uma comunicação aprimorada por meio de troca de mensagens em duas vias a partir do Blackboard Connect for Learn, permitindo melhor interação com os estudantes. Inclui também um editor de conteúdo completamente redesenhado, tornando mais fácil publicar um conteúdo por todo o ambiente do curso, possibilitando o uso de vídeos. Conta com um novo recurso de análise de itens que ajuda os instrutores a aprimorarem a validade e a efetividade de perguntas de teste, e um calendário completamente repaginado, com lançamento previsto para dezembro. Mais de 640 instituições participaram do desenvolvimento desse lançamento, com um número de 1800 indivíduos que participaram de pesquisas com usuários, incluindo 600 estudantes e 600 educadores. [UPDATE]: Assista ao vídeo abaixo (em inglês) e confira a nova interface do Blackboard Learn:

16 de novembro de 2012

Tecnologia ajuda crianças a aprender e também a ensinar

As tecnologias dentro da sala de aula oferecem muito mais vantagens do que apenas facilitar o compartilhamento e armazenamento de conteúdo. Elas também estimulam os alunos a aprenderem e a ensinarem. A afirmação é resultado de uma pesquisa realizada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), apresentada por Sugata Mitra durante a Campus Party, evento realizado em fevereiro passado em São Paulo. Mitra realizou um um projeto em uma escola pública de Nova Délhi em que analisou o comportamento dos alunos diante de um computador com acesso liberado dentro da escola. Durante a análise, o pesquisador constatou que, diante do computador, as crianças desenvolviam a autonomia na busca por mais conhecimento e também auxiliavam seus colegas a usarem as ferramentas de pesquisa as quais tinham acesso. Medindo o quão proveitosa é a aprendizagem das crianças, o estudo apontou que o aproveitamento passou de 30% para 50% com a utilização de tecnologia na sala de aula. Mitra conseguiu resultados semelhantes em escolas do Chile, Uruguai, Inglaterra e Estados Unidos. “Se funciona em Nova Délhi, onde as crianças crescem em meio a muitas precariedades, funciona em qualquer lugar”, disse ele no evento. A tecnologia não precisa necessariamente ser usada apenas dentro da sala de aula. A escola pode também organizar atividades fora do horário escolar, desenvolvendo tarefas a serem realizadas à distância, como complemento do estudo presencial, o que também estimula as crianças a buscar mais conhecimento. É isso o que as soluções da Blackboard para o ensino proporciona: ferramentas que melhorem o engajamento, o interesse e que estimulem os alunos a aprenderem de forma mais colaborativa. Saiba o que a Blackboard tem a oferecer para o Ensino Fundamental e Médio.

14 de Março de 2012

Dos palcos da ópera ao desenvolvimento de um curso exemplar

No blog internacional da Blackboard, Sheryn Anthes fez uma matéria muito interessante mostrando como o curso de Música na Cultura Americana ministrado pela historiadora Teri Herron, da Delta State University, se tornou um exemplo de curso exemplar em um ambiente online. No texto, Teri fala sobre as vantagens que o ambiente virtual traz para o ensino, e como as ferramentas da Blackboard contribuíram para desenvolver o interesse dos alunos pelo ensino. Dos palcos da ópera ao desenvolvimento de um curso exemplar  Por Sheryn Anthes Recentemente, Maisie Caines, Especialista em Desenvolvimento Docente na College of the North Atlantic, passou algum tempo conversando com Teri Herron, da Delta State University. Teri recebeu o Prêmio de Programa de Curso Exemplar de 2011, pelo seu curso online sobre Música na Cultura Americana. Então, quis saber Maisie, como uma historiadora da música e cantora de ópera com formação clássica conseguiu desenvolver e ministrar um curso online? De acordo com Teri, foi “um percurso inesperado”. “Precisamos de projetos que nos tirem de nossa zona de conforto, pois é isso que eu peço que os meus alunos façam assim que se matriculam em minhas aulas.” Quando Teri procurou a Dr. Susan Hines, Diretora de Tecnologias Didáticas da Delta State, para conversar sobre o desenvolvimento de um curso online, ela não pediu facilidades. “Quero que você seja bem exigente comigo”, disse Teri. “Prefiro me matar trabalhando uma vez para construir então uma base sobre a qual eu possa acrescentar posteriormente várias camadas. Quer dizer, criar uma sólida fundação sobre a qual a gente possa acrescentar ou subtrair conteúdo, acrescentar ou subtrair mídias, brincar um pouco com nossos módulos didáticos… Mas dispor de algo verdadeiramente bom, estruturalmente impecável. Um lugar em que um estudante possa entrar e dizer ‘Uau! Essa pessoa realmente se importou quando construiu isso para mim’.” A cada estágio do processo de desenvolvimento, Teri sempre teve em mente o usuário final. “Se fosse eu que estivesse em casa na minha mesa, em frente ao meu computador, quais seriam as coisas que de fato me ajudariam? E quais seriam as coisas que só iriam me irritar?” O projeto envolveu consistência nas unidades didáticas, bem como o conceito de um local onde o aluno possa encontrar tudo aquilo que procurar. Durante o desenvolvimento, Teri nunca perdeu de vista o usuário final: “…Eles nunca precisarão sair procurando pelas coisas, pois está tudo lá, e sempre nos mesmos lugares. Assim, cada unidade individual tem o mesmo visual e disposição e cada página geral tem o mesmo visual e disposição. A maioria dos meus alunos jamais participou de um curso online antes; por isso, quero ensinar-lhes não apenas as informações, mas também a participarem de um curso online em si”. Para Teri, um dos grandes benefícios do ambiente online é a possibilidade de se libertar das restrições temporais da sala de aula com quatro paredes, permitindo que os estudantes busquem por “pepitas” de informação que sejam do seu interesse. Segundo Teri: “Essa é uma maneira de eu fazer com que eles também sejam os seus próprios professores, e de dar-lhes a chance de perceberem coisas totalmente novas sobre a música que jamais lhes tenham passado pela cabeça, deixando que façam essa busca por si mesmos caso estejam dispostos. Isso, na verdade, é o que esperamos. Esperamos estimular o suficiente o seu interesse para que eles  também comecem a ensinar a si próprios as informações. Na verdade, só o que fazemos como professores é oferecer informação. Não somos capazes de fazer ninguém aprender. Mas podemos fazer com que eles passem a achar interessantes coisas que antes não lhes interessavam. E no instante em que a gente capta o interesse deles, eles farão até mais por conta própria. E isso é realmente algo que se pode fazer melhor em uma sala de aula online do que pessoalmente”. O Prêmio de Programa de Curso Exemplar e o reconhecimento na BbWorld 2011 inspiraram Teri a cogitar uma nova meta em sua carreira: “Eu não fazia ideia de quem eram os meus colegas no universo da Blackboard, e ao conhecê-los e conversar com eles, participando juntos de várias reuniões e encontros, acabei percebendo tudo o que é possível… Eu nunca, jamais imaginei que a essa altura da minha carreira estaria realmente interessada em buscar um outro diploma, mas estou cogitando seriamente em pelo menos me formar em desenvolvimento de cursos didáticos”.

8 de Fevereiro de 2012

Os resultados de 2011 e o que a Blackboard reserva para 2012

Nesta carta publicada originalmente no blog de Ray Henderson, presidente da Blackboard Learn, ele comenta todos os avanços feitos nos produtos da Blackboard em 2011 e a avaliação daqueles que atuam juntamente com a empresa para desenvolver uma melhor experiência de educação, e ainda apresenta as novidades que reservamos para esse novo ano. Leia e saiba mais sobre como a Blackboard está aprimorando cada vez mais os seus produtos a fim de tornar a educação mais colaborativa e interativa. Carta aos clientes da Blackboard Ao longo de um ano, recebo inúmeros retornos com opiniões sobre como estamos indo – e-mails, reuniões com clientes, tuítes, etc. –, mas são as nossas enquetes sobre a satisfação dos clientes que me proporcionam a melhor visão geral quanto ao nosso progresso. São esses os números que eu estudo para saber como estamos trabalhando. Dentro do espírito de retrospectiva 2011, compartilharei algumas novidades sobre a direção apontada por essas enquetes, além de alguns marcos fundamentais que alcançamos esse ano nas áreas de conteúdo digital e educação aberta. Apresentarei também uma prévia das novidades que você pode esperar de nós para o início de 2012. Aprimorando a experiência Desde que cheguei à Blackboard, passamos a nos concentrar tremendamente no aprimoramento da qualidade de nossos produtos e serviços. Precisávamos melhorar bastante nessas áreas, e nos comprometemos profundamente com esse esforço ampliando o nosso quadro de funcionários, os nossos recursos e novos programas. De longe, esta tem sido a principal prioridade para nós enquanto companhia desde que cheguei à Blackboard. Os mais recentes resultados de nossas enquetes independentes mostram um progresso vertiginoso. Os níveis de satisfação dos clientes continuaram a sua trajetória ascendente. Em praticamente todas as áreas abrangidas pelos levantamentos, eles apresentaram uma grande alta em 2011, e encontram-se agora nos patamares mais altos desde que começamos a fazer essas medições. Elas incluem a nossa prestatividade enquanto organização de serviços, a transparência em nossas práticas de negócio, a estabilidade e a qualidade dos nossos produtos e o valor total que fornecemos às instituições que servimos. O mais encorajador é que o crescimento mais pronunciado se deu no número de clientes que nos recomendariam para um colega. Ainda que não tenhamos alcançado a meta absoluta que estabeleci para esse parâmetro, essa é uma confirmação estimulante de que nossos clientes estão testemunhando os benefícios do nosso foco no aprimoramento de nossos fundamentos e na execução de nossos compromissos. Não chega a ser surpresa que a curva indicando o percentual de clientes renovando suas relações conosco mostra uma saudável tendência de crescimento. Ambos esses indicadores enlevam o espírito de nossa equipe no exato momento em que ingressamos em 2012, prontos para levar ao mercado novas expressões daquilo que já tem sido visto nos últimos anos. O nosso próximo passo é a abertura – o “botão compartilhar” Abertura é um termo capcioso na área de tecnologia da educação atualmente. Algumas pessoas acham que ele é explorado demais por profissionais de marketing ávidos por tomarem parte de um “meme” positivo. Felizmente, somos julgados pelos fatos que indicam aquilo que nos tornamos, e também pelas novas possibilidades que oferecemos a nossos clientes e à indústria com relação ao que já foi feito previamente por qualquer empresa. Demonstramos um apoio consistente e vigoroso aos padrões educacionais abertos, à abertura de nossa plataforma e dos dados residentes nela e à interoperabilidade com outras plataformas, quer sejam comerciais ou de código aberto. No último trimestre do ano passado, revelamos a nossa mais recente meta no que tange à abertura. Em EDUCAUSE, viramos notícia no tema da abertura por dois motivos. Primeiro, demostramos um suporte nativo para Open Educational Resources (OER – Recursos Educacionais Abertos) em nossa plataforma didática CourseSites e apresentamos uma visão de como isso viria a alcançar todos os âmbitos da plataforma Blackboard Learn. Em segundo lugar, fizemos uma modificação retroativa dos termos de licença a fim de garantirmos aos nossos clientes uma latitude maior de uso do seu investimento em nossas plataformas, para que expandissem o seu alcance nas suas comunidades didáticas, como quer que eles as definissem. Nenhuma dessas medidas representou um ganho financeiro imediato para a Blackboard. Na verdade, elas terão um certo impacto financeiro negativo em nossas receitas advindas de licenciamentos. Mas o que nos atraiu nelas foi a possibilidade de nos alinharmos melhor à missão dos educadores que servimos. Um dos meus mentores, Tim O`Reilly, me deixou uma impressão duradoura com um de seus conselhos: para se criar uma grande companhia, o fundamental é “criar mais valor do que aquele que você captura”. Espero que esses investimentos em abertura e ainda outros por vir sejam encarados como exemplos desse espírito florescendo dentro da Blackboard. Plataforma Didática & Conteúdo Didático: melhores lado a lado. Em 2010, fizemos uma audaciosa declaração sobre o nosso desejo de inovar no uso do conteúdo didático no âmbito dos sistemas de gestão de aprendizado. Nossa parceria inicial com a McGraw-Hill chamou bastante a atenção, e no último ano expandimos o esforço com parcerias com todas as principais editoras no ramo da educação. Em 2011, também avançamos na forma de uma solução real, em escala: mais de 700 instituições ativaram um BuildingBlock que permite que instrutores e estudantes acessem as ferramentas e títulos da McGraw-Hill dentro do Balckboard Learn. O esforço implica uma mudança fundamental para uma área que não apresenta mudança alguma há uma década. Trata-se da forma mais elegante de integração entre plataforma e conteúdo em nosso ramo, e chegamos a ela com o benefício de centenas de títulos e com produtos amplamente usados, como o McGraw-Hill ConnectTM. Este mês trouxe a nós a primeira leva de informações na forma de uma enquete com usuários, mostrando que 95% dos participantes em nossas experiências de campo creem que a integração representa uma “melhoria significativa” em sua experiência com esse produto. Num mundo em que os clientes esperam que os seus tuítes apareçam magicamente em suas páginas no Facebook, é fácil compreender a expectativa de que o seu conteúdo didático enteja integrado à sua experiência de plataforma de aprendizado. Isso também marca um feito na parceria empresarial em torno das necessidades dos educadores e na colaboração para implementar usando padrões abertos para conteúdo e integração de sistema. O ano da tecnologia móvel Muita coisa aconteceu no campo do LMS (Sistema de Gestão de Aprendizado – Learning Management System), mas 2011 também foi um ano de transição do ponto de vista dos produtos. Fazia bastante tempo que a Blackboard era vista apenas como uma companhia de LMS. Mas esse ano, o conceito da Blackboard como uma líder no fornecimento de uma infinidade de produtos e serviços para as instituições foi reforçada por meio de uma série de exemplos. Novas versões dos nossos produtos Blackboard Connect e Blackboard Collaborate tiveram uma adoção significativa. E introduzimos importantes possibilidades novas com o Blackboard Analytics e o Blackboard Student Services. Porém, o exemplo mais emblemático vem da área móvel. Acho que o nosso trabalho nesse campo foi o mais inovador e o mais instigante que produzimos durante o ano. E é um ótimo exemplo de um novo conjunto de produtos que foi introduzido rapidamente, mas com uma execução sólida em escala, qualidade e suporte. Não é surpresa ver a forte adoção à medida que o mercado de aprendizado móvel e de aplicativos de serviços móveis ganham forma. Ou ver a enquete sobre Campus Computing confirmar que alguns desses fortes ganhos no compartilhamento enquanto experimentação passaram para o uso real. Uma prévia de 2012: análise de aprendizado, e um novo visual para o Blackboard Learn Seguindo em frente, não diminuímos nossos esforços em aprimorar continuamente os nossos fundamentos. Mas este ano nós também estabeleceremos um novo foco na inovação em algumas áreas importantes. Estamos trabalhando em inúmeros itens nos domínios social/móvel/analítico, que você irá conhecer em 2012, mas apresentaremos aqui uma prévia de dois itens importantes que estaremos engrenando nos primeiros meses do ano: * Um visual novo e abrangente para o Blackboard Learn: Acabamos aceitando aquilo que para mim eram críticas justas sobre a demora em aprimorar o visual nos últimos anos. Em um mercado com clientes cada vez mais sofisticados de interface de usuário, isso tem uma enorme importância. Novidades sobre um grande esforço de modernização em nossa interface de usuário vêm vazando em nosso programa beta, e é grande a demanda pela revelação. Está prestes a ser lançado o programa visualmente mais bonito que já introduzimos até hoje. Apelidado de “The Ocho” por nossa equipe, o Blackboard 9.1 Service Pack 8 está próximo. Suas curvas e convenções são todas concebidas para 2012. No entanto, ainda que a superfície vá ser retocada, as metáforas subjacentes permanecerão familiares aos muitos milhões de pessoas que usam o nosso programa todos os dias. Ele estará disponível durante todo esse semestre após alguns ajustes finais baseados em contribuições vindas da versão beta. * Um novo produto para análises: Acabamos de concluir um ano fantástico de crescimento para a nossa linha de produtos de análise, e contamos com mais de 150 clientes usando o nosso produto em produção. O interesse nativo em um aplicativo pré-instalado com integrações prontas para usar e com uma estrutura SIS revelaram-se tão intrigantes para a nossa comunidade quanto esperávamos. A participação em nosso programa beta para o nosso último módulo de análise, o Blackboard Analytics for Learn, foi robusta. Acabamos por confirmar que esse produto está fornecendo aos líderes didáticos uma visão sem precedentes sobre a atividade de aprendizado, e que ele está facilitando para eles o estabelecimento e a mensuração de metas didáticas em escala empresarial. A disponibilidade desse produto será anunciada dentro em breve. Espero que essa carta dê a você uma noção de como estamos nos saindo, e sobre o que há por vir este ano. Há muitas coisas que não estamos prontos a mencionar ainda, mas basta afirmar que este já promete ser o nosso melhor ano em termos de inovações nos produtos e serviços que oferecemos e em termos de desenvolvimento sustentável da abertura e da transparência que você aprendeu a esperar da Blackboard que estamos nos tornando. Como sempre, os seus comentários e suas perspectivas são bem-vindos – envie um e-mail para ray@blackboard.com. Saudações, Ray” *Afirmações quanto às nossas iniciativas de desenvolvimento de produtos, incluindo novos produtos e futuros upgrades, atualizações e melhorias, representam nossas intenções atuais, mas podem ser modificadas, adiadas ou abandonadas sem aviso prévio, e não há garantia de que tais ofertas, upgrades, atualizações ou funcionalidades venham a se tornar disponíveis, a menos e até que tenham sido disponibilizadas para os nossos clientes em geral.

7 de Fevereiro de 2012