Blog

25 de Janeiro de 2013

Blackboard Collaborate App permite aulas em dispositivos móveis

A fim de aumentar o engajamento dos alunos com as aulas, a Blackboard possui um aplicativo mobile que permite a participação interativa dos estudantes por videoconferência através de tablets e smartphones. O app, Blackboard Collaborate Mobile, possibilita a participação do aluno em tempo real, interagindo por meio de chat e áudio, respondendo a perguntas e enquetes, acompanhando as interações dos outros participantes das seções e visualizando todo o conteúdo compartilhado, por meio de seu smartphone. “A educação já mudou e os estudantes querem cada vez mais novas oportunidades de aprendizado móvel e social a um ritmo acelerado”, afirma Bruno Weiblen, gerente da Blackboard no Brasil.

 O aplicativo não serve só para atender uma necessidade dos alunos. Ele também responde a anseios das universidades e colégios e a um grande interesse entre os usuários referente a suporte móvel para a sua colaboração mútua e para iniciativas de conferência via web. Afinal a utilização de tablets e smartphones em sala de aula deve ser uma constante até o final do ano. Isso porque, devido à portabilidade e à facilidade de manuseio, os tablets são os dispositivos ideais para aulas e trabalhos em campo.

 O Blackboard Collaborate Mobile, antes de ser utilizado no Brasil, foi testado em universidades dos Estados Unidos. “A profunda integração do Blackboard Collaborate com a nossa tecnologia de e-learning e a flexibilidade do cliente móvel permitem que acomodemos nossos objetivos de colaboração em tempo real”, comenta Allen Taylor, diretor do departamento de tecnologia da Marshall University. Marcel Bechtoldt, administrador principal de sistema e palestrante sênior da University of Missouri-St. Louis, completa: “Testemunhamos um crescimento anual de dois dígitos no uso de acesso móvel por nosso corpo docente e discente ao nosso sistema de gestão de aprendizado, o Blackboard Learn. Poder contar com um aplicativo de colaboração móvel como o Blackboard Collaborate Mobile é a cereja do bolo para a nossa universidade no que diz respeito ao fornecimento de programas de diplomação inovadores que nossos estudantes tanto merecem”. Fonte: grupoa.com.br